O benefício da aposentadoria surgiu a partir das leis trabalhistas e logo, se tornou um dos direitos mais importantes que o brasileiro tem. Mas vale a pena lembrar que esse recurso não é aplicado somente no nosso país. Você sabe como funciona a aposentadoria para os outros países? Então confira as informações a seguir e entenda:

No Brasil, a solicitação e a manutenção da aposentadoria são realizadas pela Previdência Social por intermédio do INSS. O direito trabalhista passou por algumas mudanças e quem ainda não verificou as novas regras, precisa estar atento a tabela INSS 2020A nova proposta fez o brasileiro se perguntar se estamos caminhando para algum modelo estrangeiro de aposentadoria.

Afinal, como esse recurso funciona nos outros países? Para ajudar você a entender melhor os processos da aposentadoria ao redor do mundo, trouxemos alguns exemplos para auxiliar em um comparativo.

França

Para os franceses, a aposentadoria pode ser solicitada quando o contribuinte atinge idade mínima entre 60 e 62 anos, que se assemelha com o previsto para os brasileiros. Mas é importante ressaltar que o valor que o trabalhador pode chegar a antecipar sua aposentadoria, passando a receber mensalmente o valor parcial da aposentadoria. Também é necessário possuir cerca de 172 trimestres.

Dinamarca

A Dinamarca é um país referência em qualidade de vida, sempre destacado por proporcionar direitos importantes para a classe trabalhadora. Diferente da maioria dos sistemas, os trabalhadores dinamarqueses podem pedir a aposentadoria sem necessidade de tempo mínimo de contribuição.

O que é importante ressaltar em relação ao recurso, é que o valor da aposentadoria é proporcional ao tempo trabalhado. A idade mínima prevista é de 67 anos.

Alemanha

Enquanto isso, na Alemanha, as regras de tempo de contribuição são mais brandas. Se o trabalhador estiver dentro da idade mínima para se aposentar, referente a 62 anos e dois meses, o mesmo pode solicitar o benefício com apenas 5 anos de contribuição junto ao órgão responsável.

Portugal

Para o trabalhador regido pelas leis de Portugal, a idade mínima para solicitar o benefício da aposentadoria é de 66 anos, possuindo um tempo de contribuição equivalente a 15 anos. Quem excede as regras possui uma redução no desconto mensal pela contribuição da aposentadoria.

Itália

A idade mínima para um trabalhador que reside na Itália se aposentar é de 67 anos. Entretanto, é interessante mencionar que o servidor pode antecipar o benefício. Quem optar por se aposentar antes da idade prevista pela legislação, estará sofrendo um desconto de 5% do valor bruto da aposentadoria, ou seja, uma redação do mensalidade total.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *