O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das maiores provas que acontecem anualmente no país. Isto porque é a forma padrão de ingresso no nível superior, sendo quase como uma etapa obrigatório após o ensino médio.

Para ser aprovado no vestibular e conseguir a sua vaga na rede pública, é preciso se inscrever no SISU. Essa inscrição terá exigências bem especificas dos candidatos, como por exemplo, a nota mínima para concorrer as bolsas.

Quer saber quanto você precisa tirar no Enem para realizar a sua inscrição no SISU? Então leia o texto a seguir e fique por dentro de tudo que você precisa saber sobre o SISU:

O que é o SISU?

A sigla SISU corresponde ao Sistema de Seleção Unificada e é responsável pela distribuição de bolsas de estudo na rede pública, como no caso das universidades federais por exemplo.

Há algum tempo atrás, o Exame Nacional do Ensino Médio era apenas uma ferramenta de avaliação do ensino médio no país. Com o passar dos anos, o Enem se tornou uma das formas oficias de ingressar na universidade.

A partir dai, surgiu o Sisu, um sistema totalmente online, que permite a inscrição dos candidatos em universidades públicas de todo o país.

Uma informação interessante sobre o Sisu é que o mesmo se divide em categorias de concorrência, sendo elas: ampla concorrência, cotas e cotas para pessoa com necessidade especial.

Quem está pensando em se inscrever para o SISU 2020precisa estar atento aos requisitos do programa para saber se ode participar de acordo com sua pontuação.

Quem pode se inscrever?

Como você conferiu, o Sisu se divide em categoria, mas antes de poder se inscrever nas modalidades, o estudante deve possuir nota mínima para isto. De acordo com o regulamento do sistema, é necessário possuir nota total superior a 450 pontos no exame.

Também é exigido que o candidato não tenha zerado a prova de redação, etapa importante para a sua pontuação final. A partir dai, o mesmo pode se candidatar para as vagas disponíveis no sistema.

E ainda com esses requisitos conferidos, ainda é necessário superar a nota de corte da sua instituição. Veja exemplos da nota de corte SISU USP 2020 para classificar a sua média.

Mesmo tendo uma pontuação equivalente para se inscrever no Sisu, isto não garante o ingresso no curso de sua escolha. Só no último dia de inscrição do programa, a nota de corte oficial será definida.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *