O FIES é um dos maiores programas de financiamento estudantil do país e muitos estudantes já realizaram o sonho da graduação através dele. Para se manter como bolsista do programa, é necessário estar cumprindo mensalmente com o regulamento do FIES. Do contrário, o estudante pode até perder a sua bolsa e ter de pagar pelos meses estudados. Veja  a seguir o que pode levar a isso:

Pagamentos Trimestrais

O FIES se divide em algumas categorias de benefício. Isto porque o programa quer beneficiar de forma justa todos os estudantes. Para algumas categorias de bolsa, é necessário cumprir com o pagamento trimestral no valor de R$150,00. Esse valor é importante para o funcionamento do programa e não o pagar pode acabar levando ao cancelamento do sue FIES.

A regra funciona da mesma forma para outros programas que promovem bolsa. Se você vai utilizar o recurso do Quero Bolsa 2020por exemplo, terá de cumprir com o valor de uma mensalidade completa para garantir o desconto no próximos meses. O descumprimento pode levar à perda da bolsa.

Baixo Rendimento

Esse é um ponto muito importante para os estudantes do FIES. O aluno precisa possuir uma porcentagem mínima de rendimento para permanecer no programa. Caso o mesmo não atinja essa porcentagem, é possível justificar o ocorrido, mas vale lembrar que o recurso não pode ser solicitado dois meses seguidos.

O mesmo é dito em relação a presença nas aulas. O não comparecimento pode levar o aluno a ser reprovado nas cadeiras. Nesse caso, ocorre o desliamento do programa. Esta regra também é comum para as propostas de incentivo ao estudo, como é o caso do Educas Mais Brasil 2020.

Aditamento FIES

O aditamento é ma obrigação de todos os estudantes que cursam qualquer graduação com o auxílio do FIES. Trata-se de uma renovação de contrato efetuada todo semestre. Tanto o aditamento simplificado quanto o não simplificado precisam se declarado no SisFies, a plataforma digital do programa.

Este é um instrumento de controle fundamental para a inciativa e por isso, deixar de estar cumprindo com ele leva ao cancelamento do benefício.

Abandono do Curso

Deixar de comparecer em determinada aula ou em todas elas, pode ser caracterizado pelo programa como abandono do curso. Nesse caso, o estudante vem a perder o benefício da bolsa estudantil.

Entretanto, é válido lembrar que alguns casos excepcionais têm a possibilidade de análise de recurso por parte do FIES. Só após devida averiguação, o estudante pode recorrer a bolsa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *