No Brasil a agronomia é um dos fatores principais para a geração do alto rendimento do PIB anualmente em todo o país. Com isso, a área precisa estar sempre buscando novas formas de e manter atualizada e relação a administração de suas produções. Portanto, os tecnólogos do agronegócio são de extrema importância para formação e continuidade do trabalho referente ao PIB brasileiro.

Curso de agronegócio

Não sendo tão popular em todos os estados brasileiros, o curso de agronegócio é ainda assim, um dos mais importantes para o país. É por meio deste curso que todas as fazendas de produção agrícolas podem ser administradas de maneira correta.

Portanto, é preciso que o país continue formando cada vez mais profissionais nesta área. Porém, um grave alarmante sobre a formação continuada desses profissionais, é quem na grande maioria, apenas quem se forma neste curso são filho ou parentes de fazendeiros familiares.

Ou seja, existe uma busca muito pequena de pessoas de regiões urbanas por este curso, o que dificulta a produção de novo profissionais ligados à área.

Com isso, este curso é mais comum de possuir um número superior de vagas em regiões mais rurais como no interior dos estados Nordestinos.

Porém, em São Paulo também existem diversos centros educacionais que oferecem esse curso.

Faculdades com vagas abertas em agronegócio

Sendo São Paulo a principal cidade brasileira ligada as indústrias, é razoável pensar que não existe muito espaço na cidade e estado paulista para o agronegócio.

Porém, o estado paulista em suas cidades do interior possui diversas fazendas produtoras regionais e familiares. Devido a isso, a formação do profissional em agronegócio e essencial.

Pois é o agrônomo quem fica responsável pela administração da produção de uma fazenda. Ou seja, será o profissional agrônomo quem cuidará da parte financeira da fazenda.

Desse modo, esse profissional é o responsável pelas etapas que vão desde o planejamento de produção até a de importação e exportação de produtos ligados a agricultura.

Veja abaixo algumas das instituições que oferecem os cursos de agronegócio:

  • Anhanguera;
  • UNOPAR;
  • Instituto Passo 1;
  • SENAR;
  • UNIDERP;
  • ETEC.

Muitas desses centros de ensino possuem as modalidades de ensino em EAD e presencial. Assim, as pessoas que moram em localidades afastadas do centro urbano de São Paulo poderão assistir as aulas através da internet caso desejem.  

Porém, para aqueles que desejam começar o seu curso de agronomia já enquanto estão no ensino médio da escola, podem optar pelo curso oferecido pela ETEC. Para isso, é só participar das inscrições ETEC 2020 que ocorrem no próprio site da instituição.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *